A má postura pode causar diversos problemas à saúde, desde alterações músculo esqueléticas até mesmo respiratórias. Quem nunca sentiu uma dorzinha nas costas? Normalmente, esses problemas são decorrentes da postura incorreta. Muitas vezes, a má-postura é incorporada inconscientemente, a pessoa vai se acostumando a usar o corpo de forma errada e não percebe. O fisioterapeuta é um dos profissionais que podem identificar essas alterações através de uma avaliação postural individualizada.
A maioria das alterações decorrem de problemas nos pés, a forma como a pessoa apoia o pé no solo ao caminhar. Uma maneira simples de identificar essas alterações é observar solas dos sapatos ou tênis para verificar se há locais mais gastos que outros, que revelam sobrecarga de peso em determinados pontos. Alterações na postura dos pés podem ocasionar problemas na coluna, no quadril, dores no joelho. Nem sempre o local da dor é aonde esta o problema, por isso a importância de avaliar todo o corpo e observar todas as alterações posturais.
Principais alterações posturais
Hiperlordose:
É o aumento anormal da curva lombar levando a uma acentuação da lordose lombar normal. Os músculos abdominais fracos e um abdome protuberante são fatores de risco. A flexão do tronco usualmente alivia a a dor, de modo que a pessoa frequentemente prefere sentar ou deitar.
Hipercifose:
É o aumento anormal da concavidade posterior da coluna vertebral, sendo as causas mais importantes dessa deformidade, a má postura e o condicionamento físico insuficiente. Doenças como espondilite anquilosante e a osteoporose senil também ocasionam esse tipo de deformidade.
Escoliose:
É a curvatura lateral da coluna vertebral, podendo ser estrutural ou não estrutural. A progressão da curvatura na escoliose depende, em grande parte, da idade que ela inicia e da magnitude do ângulo da curvatura durante o período de crescimento na adolescência, período este onde a progressão do aumento da curvatura ocorre numa velocidade maior. O tratamento fisioterápico usando alongamentos e respiração são essenciais para a melhora do quadro.
Joelhos em Varo ou em Valgo:
VALGO: Consiste na aproximação dos joelhos e no afastamento dos pés. O indivíduo apresenta adução e rotação medial do fêmur, associadas ao excesso de rotação da tíbia. Caso o problema seja bilateral, os membros inferiores apresentam uma forma típica em X.
VARO: consiste no arqueamento das pernas, promovendo a projeção dos joelhos para fora da linha média do corpo, o que caracteriza um afastamento dos joelhos. O indivíduo apresenta abdução do fêmur e o excesso de rotação da tíbia.
Tipos de pés e pisadas:
PLANO: pouca curvatura no arco plantar e deixam uma pegada quase completa no chão.
NORMAIS: arco plantar normal e deixam uma pegada com uma ligação visível entre o calcanhar e a parte frontal.
CAVOS: curvatura acentuada no arco plantar e deixam uma pegada com uma tênue conexão entre o calcanhar e a parte frontal.